Sunday, September 17, 2006

Sem DUVIDAS, Iguape é uma cidade que vale a pena conhecer!



Quanto tempo demorei pra escrever novamente neste jovem Blog, estou virando um Pai desnaturado!

Neste período em que não escrevi, aproveitei o feriado prolongado e desci a BR 116 sendo apavorado pelos caminhoneiros que por pouco não passam por cima dos automóveis com sua loucura pra chegar no sul do país. Eu fui elevar o meu grau etílico em uma cidade pacata com uma história surpreendente e capaz de me fazer andar por todos os becos e vielas procurando coisas antigas da época da colonização. ( devia ter feito faculdade de História).
Iguape é uma cidade Histórica cheia de casarões casinhas e ruas construídas na época da colonização do Brasil. Muito interessante, pena que as pessoas não valorizam do jeito merecido, aquela cidade instiga um sentimento estranho, pois há uma mesclagem de atualidade com um passado bem.....bem... distante, as pessoas de lá são bem simples e amigáveis, tirando que nos feriados sempre aparecem aqueles turistas malas com som alto proporcionando uma poluição sonora que não tem nada a ver com o clima da cidadela.

Sempre que me encontro naquele lugar incomodo algum cidadão com as minhas perguntas sobre a cidade, dessa vez tive sorte! Encontrei um cara que gosta de responder mais do que eu gosto de perguntar!
Bom, vamos às curiosidades dessa viajem:

Casarão neoclássico 1628, no sábado estava andando a toa e vi um casarão que parecia uma igreja bem na esquina. Percebi que em uma das portinhas havia um comércio! Melhor ainda! era uma loja de artesanato, o cara ainda estava abrindo... Aproveitei e entrei pra perguntar. Logo fiquei sabendo que em 1600 e alguma coisa aquele prédio foi a casa de um Barão... vulgo Barão do Arroz, esta casa é completamente sinistra, grandes salas e cômodos que não consegui identificar, pois não é permitida a entrada. Fiquei sabendo que a parte de cima esta completamente preservada, ninguém entra a muitos e muitos anos. Que sensação estranha! Imaginar o que já deve ter acontecido naquele lugar.
Fiquei sabendo que no passado haviam grandes festas naquele local onde as meninas que viam de Portugal se enfeitavam com pó de ouro nos cabelos.
Nessa época a cidade tinha muita riqueza, e muitas pessoas de elite que viam da Europa para aquelas “bandas”. O arroz produzido em Iguape foi considerado o melhor do mundo!
Esse casarão possui uma senzala quase intacta!!

Resumindo... essa cidade tem muita história, vale a pena conhecer! Muita cultura, mistérios, museu que fica em um prédio do ano 1615 (eu acho). O centro da cidade fascina qualquer pessoa, e deixa os nostálgicos completamente loucos!

Sem contar nos bares, tem muitos paraísos aconchegantes que ficam dentro das casas dos empregados do Lendário Barão do arroz. Tomar cerveja dentro de uma casa histórica que abrigava pessoas completamente diferentes, de gerações que podemos considerar como remotas....Não tem preço!
Até que valeu a pena deixar a Credicard me quebrar no meio! Mas essa é outra história...

Bom... quem tiver a oportunidade e interesse não vai se arrepender... vai se sentir na época da colonização, conheça tudo que puder nessa cidade... caminhe a noite imaginando cenas de quando não existia energia elétrica, visualize meninas de cabelo enfeitado com vestidos e expressão de apaixonada na janela, imagine várias cenas! É uma ótima cidade para pensar e sentir saudade de um tempo que não é seu.
Ah! Leve um livro tipo Memórias Póstumas de Braz Cubas! Vai sentir vontade de ler!

Sem DÚVIDAS, ótimo passeio...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home